quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Hiroshima e Nagasaki nunca mais - por uma "Cultura da Paz"








Evento realizado no dia 08/08/2008, como desdobramento do Projeto "Cultura da Paz", do Centro Educacional 02 do Guará, para não apagar de nossas memórias a tragédia da 2ª Guerra Mundial, com o lançamento das bombas nucleares às cidades de Hiroshima (06/08/1945) e Nagasaki (09/08/1945). Foi a primeira vez que bombas nucleares foram lançadas a alvos civis, provocando a morte de cerca de 200 mil pessoas. Ainda hoje essas mortes são contabilizadas.
Foram realizadas várias atividades. Inicialmente, às 08:15 h, foi feito um minuto de silêncio, seguido de algumas falas dos professores e performances dos alunos; logo após, deu-se início à oficina de Tsuru e foi aberta a exposição com painéis e vídeos relativos às bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki e dos testes nucleares realizados durante a "guerra fria". O evento teve seu ponto alto com a Palestra proferida pelo Sr. Lincoln, um Ex-combatente que lutou na 2ª Guerra, em territórios italianos, que a todos emocionou.
Consideramos que o evento foi pleno de êxito, pois contou com a participação efetiva dos alunos e professores do Centro Educacional 02 do Guará - GG, transformando aquela manhã num momento de grande reflexão sobre a existência humana e a necessidade de cultivarmos a paz.
O próximo evento do GG será a Feira de Ciências e Cultura, nos dias 11 e 12 de setembro, cujo tema será Saber Cuidar, extraído da obra de Leonardo Boff. Contamos com a participação de todos.